Pequeno-almoço


  Este é um dos meus favoritos de sempre! E quis partilhar convosco. É a minha adaptação desta receita que encontrei (aqui) de bolo de caneca. Adaptei mais ao meu gosto. Tornei-a também mais saudável. E olhando ao facto de não ser fã de chocolate (sim, é verdade), também isso foi trocado. Mas esta foi a receita em que me baseei.
  Este bolo não precisa de forma, faz-se diretamente na caneca e não precisa de ser untada. Vão precisar de uma caneca (é uma dose individual) e dos seguintes ingredientes:

  • 1 ovo;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 4 colheres de sopa de bebida vegetal (eu uso de soja);
  • meia colher de sopa de mel (a gosto);
  • 2 ou 3 colheres de sopa de canela (a gosto);
  • 4 colheres de sopa de farinha de aveia (quando não tenho uso farelo ou flocos);
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó.

  Utilizo um garfo para misturar tudo. Acrescento os ingredientes pela ordem que estão aqui descritos. No entanto, depois da bebida de soja misturo bem, depois de acrescentar a canela outra vez, entre cada colher de aveia também o faço e por fim, após adicionar o fermento. Fica uma mistura uniforme e para terminar levo ao microondas durante 3 minutos (não sei precisar a potência dele). Não se assustem se parecer que vai "deitar" para fora. É normal, cresce um pouco, fica uma parte fora mas no final volta a descer. 
E está pronto a comer! 

   Para servir, gosto de acompanhar com um iogurte natural, 2/3 nozes, banana, manteiga de amendoim e por vezes sementes de chia. A banana já vai adoçar, por isso não uso muito mel. 
  Gosto de barrar manteiga de amendoim no bolo porque adoooro. Já cheguei a adicionar diretamente na massa, mas prefiro assim.
  Neste caso tive a ajuda da minha mãe, que me viu a tirar fotos e perguntou: -"Isso é para o teu blog? Então tem de ficar bonito!" e quis vir enfeitar o prato e começou a espetar ali hortelã ahah - é uma fofinha - (e não é que gostei mesmo do resultado?). Acrescentou ameixa, que por sua vez também combinou bastante bem!
  É mesmo um dos meus favoritos e fico de barriga cheia até ao almoço. E dá para adaptar ao gosto de cada um! Já experimentaram bolos de caneca? O que acharam? E se experimentarem este contem-me. RV.



CONVERSATION

3 comentários:

Obrigada pelo teu comentário :)

Back
to top